terça-feira, 30 de junho de 2015

Tipos de Góticos



Tipos de Góticos(completo):


Hoje começo uma série aqui no blog e no Tumblr que acho muito importante traduzir e acrescentar algo do meu aprendizado para que a Cultura Gótica seja preservada aqui no país. #Longlifegoths!

Imagem traduzida por mim! Créditos à Megan Balanck

Tipos de Góticos #1: Gótico Tradicional (Trad Goth)


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.


Este é o gótico original. Os primeiros góticos eram assim, se parecem muito com os punks, pois foi deles que se originou este estilo nos anos 80. Hoje, os góticos que seguem esse estilo valorizam muito os primórdios da subcultura e adoram ouvir músicas pós-punk e muitas que tocavam no Clube Batcave. Gostam muito de vestir jaquetas de couro, acessórios com spikes, maquiagem ao estilo egípcio, cabelo armado e blusas com estampas de suas bandas favoritas. Praticamente, como um punk só que vestido todo de preto e com acessórios ligados ao horror. Pode até que ser que temos um parente, pai, mãe, tio, tia que tenha sido um(a) gótico(a) tradicional na juventude ou ainda é; pois essa fase tem sido bem influente na época. Siouxie Sioux é uma grande inspiração feminina para a cena.

Bandas mais ouvidas: Bauhaus, Siouxsie and the Banshees, The Birthday Party, The Sisters of Mercy, London After Midnight, The Cure


Tipos de Góticos #2 Gótico Romântico


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.

Bem, devo começar dizendo que este é um dos tipos preferidos de muitos góticos brasileiros. Parece que a paixão obscura, sensual, misteriosa e muito romântica à moda antiga que tem influenciado muitos filmes como Edward Mãos de Tesoura, A Colina Escarlate, o amor entre Gomez e Mortícia da Família Addams; agrada a muitos sonhadores apaixonados. Rosas vermelhas secas, vinho tinto, crânio antigo, cemitério em ruínas são algumas estéticas apreciadas pelo gênero. Coisa que tem começado com os antigos poetas do Romantismo no século 19, veio a influenciar até na vestimenta composta por tecidos aveludados e renda, muitos lembrando épocas como a Idade Média e a Era Vitoriana. Os góticos que seguem este estilo amam muito livros, seja eles de poesia, contos-de-fadas (Irmãos Grimm e Hans Cristian Andersen) ou literatura, um bom exemplo é o livro O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte. Quanto à música, seja ela Ethereal-goth, celta, erudita, atmosférica ou folk gótico cabe aos góticos sonhadores.

Bandas mais ouvidas: Love Spirals Downwards, All About Eve, Faith and the Muse, Bach, Wagner


Tipos de Góticos #3 Gótico Cibernético(Cyber Goth)


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
O gótico do futuro. De longe é o que mais chama atenção e também o mais diversificado, possui características que fogem um pouco do conceito gótico como o futurismo, a tecnologia, o eletrônico, o colorido neon gritante, o radioativo. Parecem ter saído de um filme de ficção científica, adoram assuntos sobre fim do mundo, poluição, luta pela sobrevivência, apocalipse, monstros radioativos, mutação genética. Ouvem músicas com pitadas eletrônicas mescladas ao darkwave e estilos que influenciaram o gótico como EBM e industrial; adoram dançar em uma rave gótica. Suas roupas são excêntricas: feitas de vinil misturando o preto com cores neon, óculos futurista, saltos plataforma bem altos, máscaras de gás e vários símbolos de radiação. Aqui no Brasil ainda há poucos cyber goths, pois é mais fácil você sair na rua com qualquer outro estilo e ainda ser criticado do que sair como um Gótico Cibernético e assustar a muitos. A maioria prefere guardar seu visual para ir a rave.

Bandas mais ouvidas: VNV Nation, Angelspit, Valium Era, Ayria, Combichrist, God Module, Suicide Commando


Tipos de Góticos #4 Gótico Fetichista


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Esse estilo posso dizer que é todo ( ͡° ͜ʖ ͡°) sexy. Ao falarmos em fetiche, sempre lembramos das fantasias mais ocultas que dão prazer ao ser humano, e é isso que este estilo representa. Com roupas provocantes em couro, vinil e látex, correntes, coleiras, cintas-ligas ao estilo bondage, tatuagens, piercings… Carregados sempre com algemas, máscaras e palmatória reforçando ainda mais a ideia de sado-masoquismo ao gótico. Muitas bandas consideradas góticas têm em suas letras alguma cena de sexo bizarro ou selvagem e sempre servem como trilha sonora para esses góticos. Algumas pessoas começam a se interessar pelo estilo gótico por possuírem fetiches diferentes e com isso se sentem bem dentro do estilo vendo que há mais adeptos dentro da subcultura. Aqui no Brasil, podemos dizer que há muitos Góticos Fetichistas, considerando que o país é famoso pela sensualidade e das mulheres semi-nuas, há que acabe gostando de algo mais obscuro e pesado do que atualmente se vê. Bem melhor do que 50 tons de cinza, rsrs.

Bandas mais ouvidas: Depeche Mode, William Control,Throbbing Gristle, Nine Inch NailsBlutengel, And One



Tipos de góticos #5 Gótico Hippie

Essa é a modelo Psychara, referência no estilo
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.

Totalmente ligados à natureza como um bom hippie, totalmente ligado ao sobrenatural e à coisas ocultas como um bom gótico, assim é o gótico-hippie. E por ser assim, geralmente a maioria é ligada a religiões pagãs antigas como a Wicca, druidismo ou qualquer outra que tenha contato com a natureza. Rodeados de incensos, cristais, tarô, velas… Estes se encontram entre os símbolos do ocultismo. Muitos se envolvem com veganismo, vegetarianismo, lutam pela ecologia, ativistas de direitos animais, campanhas pela paz… Na música curtem folk gótico, ethereal goth, rock pagão, folk e new age. Na moda eles apreciam muito o Dark Mori, estilo surgido no Japão derivado do Mori, onde a maioria são denominados “bruxos” e gostam de vestir tecidos leves estilo "floresta" e o Strega Fashion. Gostam de dreads no cabelo, acessórios com cristais, taxidermia, símbolos e sigilos, maquiagens artísticas.

Bandas mais ouvidas: Faith and the Muse, Garmarna, Inkubus Sukkubus, Fields of the Nephilim, The Cult, Tones on Tail, Omnia, Trobar de Morte...


Tipos de Góticos #6 Gótico Lolita (J-Goth)


Essa é a brasileira Medousa Normando do canal
"O Livro dos Normandos"

Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.

Mesmo que alguns não vejam como uma subcategoria de gótico, há muitas lolitas góticas(os) que levam a subcultura mais a sério do que qualquer outra categoria. E também há aquelas(es) góticas(os) que se tornam lolitas pela beleza e riqueza do estilo, uma forma mais simplificada da moda gótica-vitoriana. É um estilo criado no Japão e também mais comum por lá, inspirado em personagens de animes e em bandas de J-Rock como sendo um bom exemplo a Visual-Kei. A impressão que o estilo deixa é a mais fofa possível dentro da subcultura, como se fossem bonecas(os) vitorianas(os) de porcelana ou como a personagem Alice no País das Maravilhas. Praticamente o visual de uma criança na Era Vitoriana. Tanto para os dois gêneros, a androgenia no estilo é grande, Mana Sama é um exemplo. Esse tipo pertence mais aos subgêneros da moda lolita do que ao gótico, pois lá é utilizado como maneira de vestir, assim como os outros.

Bandas mais ouvidas: Aural VampireL'Arc en Ciel, Malice Mizer, Dir En Grey, The Candy Spooky Teather, Moi dix Mois


Tipos de góticos #7 Góticos Industriais (Rivethead)


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.

Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Embora alguns não se considerem góticos, só por serem fãs de um novo tipo de música eletrônica estranha e experimental que acabou caindo na cena gótica: a música industrial. Tudo começou com a banda Throbbing Gristle nos anos 80 e outras foram aderindo ao estilo como SPK e The Leather Nun. No entanto, a cena se chamava Rivethead (cabeça de rebite, em português). E hoje, a música industrial tem se tornado mais obscura e pesada com pitadas cyber. Alguns góticos industriais de hoje também gostam de ouvir algo mais semelhante como darkwave com pitadas de EBM pesado ou até mesmo o metal industrial que é mais "comercializado". Na moda, eles se parecem um pouco com os góticos cibernéticos só que menos coloridos, com spikes e detalhes militares, geralmente inspirados em filmes como Matrix e outros de Ficção Científica (Sci-Fi). Lembrando que nem todo Rivethead gosta de ser rotulado de gótico.

Bandas mais ouvidas: Throbbing Gristle, SPK, The Leather Nun, Wumpscut, Skinny Puppy, Nine Inch Nails, Ministry, KMFDM


Tipos de Góticos #8 Gótico Alegre (perky-goth)


modelo: Raven Von Bloodimir
Modelo: Miss Twisted

Mais tida como uma atitude do que uma subcategoria, para mostrar que o gótico sabe muito se divertir ao contrário do que muitos pensam. Eles são realmente alegres, saltitantes e às vezes hiperativos. Esses veem o modo de vida gótico mais como um modo de diversão. Com seu estilo bastante colorido e brilhante, é muito fácil confundi-los com um gótico cibernético. Eles adoram dançar loucamente uma música gótica mais agitada. Esses góticos não levam muito a sério esse lado melancólico da subcultura, eles gostam mesmo de viver todo o dia como se fosse Halloween. Surgiram no final dos anos 80 cansados das pessoas verem seu estilo como algo depressivo. O bom é que qualquer outro tipo de gótico, seja ele um vampiro vitoriano ou um deathrocker pode também ser um gótico alegre. Esse tipo de gótico ama os aspectos mais bobos e engraçados dentro da subcultura como coisas fofas, desenhos animados de horror, tudo o que tiver a ver com Halloween. Seu gosto musical é bem variado incluindo synthpop dos anos 80 e Death Rock. É também o estilo dos comediantes góticos e do humor negro.

Bandas mais ouvidas: Strawberry Switchblade, Alien Sex Fiend, Voltaire, The Birthday Massacre, Swichblade Symphony, One Eyed Doll


Tipos de Góticos #9 Gótico Depressivo


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.


O mais clichê do que dizem sobre os góticos é o que este realmente vive: experimentar o sabor da tristeza. É importante lembrar que nem todos são assim, apenas alguns que se identificaram com o lado melancólico da cena. Todo o obscuro, sombrio, melancólico da subcultura está neste gótico, para eles é raro ser feliz, por isso como uma forma de manifesto ou conforto, eles são assim, totalmente entregues à decadência. Anna Varney do Sopor Aeternus é um exemplo desse estilo. Geralmente se encontram fechados em seus quartos escrevendo poesias sobre sua dor ou histórias, diários. Gostam de fotos em preto e branco. Ou simplesmente estão na companhia de qualquer livro, os mais prediletos são os de terror e poesia. Podem também ser encontrados nos becos escuros das ruas e cemitérios, geralmente gostam de ficar sozinhos. Na música, ouvem tudo que fala sobre a tortura que sentem. Quanto ao visual, o mais preto possível, roupas mais simples e despojadas, até mesmo rasgadas, maquiagem mal feita. Aliás, este tipo é o que mais usa preto na subcultura. Os outros tipos de góticos não veem este estilo como algo legal pois denigre a imagem de todos os outros góticos. E esse tipo sim pode ser só uma fase da vida ou adolescentes temperamentais. Ou um gótico passando por um dia ruim, alguém que teve desastres em sua vida como perder sua casa numa enchente, um órfão, teve seu melhor amigo morto, doenças mentais…

Músicas mais ouvidas: Joy Division, Sopor Aeternus, The SmithsL'ame Immortelle, The Last Dance


Tipos de Góticos #10 Deathrocker


créditos: dds-fototreff
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.

São extremamente semelhante aos góticos tradicionais. porém a diferença é que os deathrockers usam mais cores, estão mais próximos ao punk e a maioria acredita não ser uma subdivisão do Gótico como aqui listado por diversos fatores, como por exemplo, estarem em uma linha tênue entre os punks e os góticos. Mas vale a pena conhecer sua ligação com a subcultura. Os deathrockers amam filmes de terror antigos, vestem meias arrastão rasgadas, camisetas de bandas, cabelo enorme e colorido, alguns gostam muito do corte sidecut e do moicano. Não só gostam de ouvir os deathrocks clássicos dos anos 80, assim como novos artistas do gênero e também horror punk, pós-punk e psicobilly. Muitos têm uma paixão por zumbis.

Bandas mais ouvidas: Christian Death, Specimen, Alien Sex Fiend, Cinema Strange, Tragic Black, The Mescaline Babies


Tipos de Góticos #11 Trevosos* (babybats)


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
                       
Góticos iniciantes. Góticos adolescentes, góticos de shopping… Tendem a achar que dentro da subcultura tudo é pesado, sombrio e melancólico. Não é uma subcategoria e sim uma fase inicial que todo gótico passa. Geralmente são adolescentes passando por uma fase ruim: depressão, rejeição, tentando se encaixar em algo ou sentir-se diferente dos outros. Por isso, os góticos que estão à mais tempo na cena não os verem com bons olhos, pois não conhecem o suficiente: das músicas que realmente são góticas, das roupas, as bandas boas de antigamente, a quantidade certa de maquiagem, o bom senso…
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
No Brasil, os chamamos de "trevosos", enquanto na gringa eles são chamados de babybats.
Bem há muito para se aprender para ser considerado mesmo um gótico, não é só simplesmente gostar de rock, roupas pretas, coisas sombrias e será que realmente é necessário ser triste para ser um gótico?
Esse trevosos geralmente pegam pesado no visual deixando bem chocante ao invés de estético, começam achando que é só metal que é gótico ou ouvem bandas consideradas “emos”. O problema é que a mídia acaba distorcendo a imagem da subcultura por conta dos "trevosos". E por isso acabam irritando góticos de “verdade” que sabem que na real, não somos tão chocantes assim.
Se você se identificou com essa categoria, não fique chateado, afinal você só está começando, a maioria dos outros góticos também passou por isso e quem sabe daqui um tempo você tenha conhecimento suficiente para preservar a subcultura sob seus padrões originais, mas não leve tão a sério, pois todos temos nossos gostos em particular. E se for apenas uma fase sua, logo passará.

Bandas mais ouvidas: Marilyn Manson, Evanescence, Avenged Sevenfold, The Pretty Reckless, Cradle Of Filth


Tipos de Góticos #12 Góticos corporativos


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.


Todo bom gótico tem que ir ao trabalho (ou terá) e usar suas roupas adequadas à ocasião (principalmente se for em um escritório). Mas como continuar gótico e ao mesmo tempo formal? Então, foi mais ou menos assim que surgiu essa categoria. Um equilíbrio entre a roupa que é “Gótica”, e as roupas que estejam em conformidade com o código de vestuário no trabalho. Eles preferem ternos escuros (antigos de preferência), jóias de prata/ouro em forma de símbolos da subcultura, listras, saias mais justas, casaquinhos… e ainda objetos de trabalho em forma de caveirinhas, morcegos, cruzes… Isso tornou o estilo tão comum entre os góticos que é possível mistura-lo com outros estilos: fetichista, cibernético, alegre, vitoriano, lolita… E é usado por todas as idades. A maioria dos góticos geralmente prefere empregos relacionados à arte ou à ciência, têm sua própria loja de acessórios góticos... Estes na maioria das vezes por serem compostos por pessoas mais velhas, não apreciam metal e nem muita coisa nova na cena, pois muitos são considerados "old school" e preferem algo dos anos 80 e 90 mesmo.



Tipos de Góticos #13 Góticos Vitorianos


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Se você ao fechar os olhos e imaginar uma gótica logo com aquelas longas saias armadas, você imaginou logo uma gótica vitoriana. Mas vitoriana por que? Vem da época da rainha inglesa Vitória, o século 19. Aquelas roupas históricas que vemos na TV, em minisséries da Globo como em AmorTe Amo e que muitos dos góticos usam: cartolas, corpetes, pele pálida, laços, babados, rendas, bengalas, jóias com camafeus, camadas e camadas de tecido… parecem até mesmo que vieram daquela época, só que de luto com o uso do preto. A maioria só se veste em ocasiões especiais. E foi nessa época que muitos escritores começaram com a literatura gótica como Edgar Allan Poe e Álvares de Azevedo. Esses góticos amam coisas dessa época como teatro, bailes de máscaras, festas do chá(aqui no Brasil temos os Picnic vitorianos que acontecem em SP, RJ e PR); e poesia. Ouvem música clássica, óperas da época e algumas de agora que foram inspiradas na vitoriana.

Músicas mais ouvidas: Beethoven, Chopin, Vivaldi, Emilie Autumn, Rasputina, Hannah FuryValentine Wolfe, Ophelia's Dream


Tipos de góticos #14 Góticos medievais


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Muitas coisas relacionadas ao gótico são medievais como castelos, catedrais, arquitetura em geral. Nós costumamos ouvir que a Idade Média é a Idade das Trevas com todos aqueles contos de princesas e cavalheiros e caça às bruxas… Geralmente esses góticos adoram História e amam as roupas deste período, gostam da cultura celta, viking e renascentista, homens deixam seus cabelos crescerem e tem uma fixação por espadas, mulheres usam mangas boca-de-sino e o vestido é menos armado do que o vitoriano. Amam visitar locais de época como museus, cemitérios, igrejas. Alguns quando se casam adotam a estética medieval como tema do casamento com gárgulas e vestimenta da realeza da época. Quanto ás músicas, gostam de ouvir música celta, cantos gregorianos, ethereal, clássica folclórica, música viking.
Na ficção, há muita referências para esses góticos: as lendas do rei Artur, o famoso seriado Game of Thrones, os cavaleiros da Távola Redonda, Excalibur, A Bela Adormecida, O Nome da Rosa

Músicas mais ouvidas: Loreena McKennit, Faith and the Muse, Blackmore’s Night, Mediæval Bæbes, Qntal(eletro), Omnia, FAUN, Medieval Ballad


Tipos de góticos #15 Góticos headbangers (metalheads)


http://www.blogjessribeiro.com.br
Essa é a Youtuber brasileira
Jess Ribeiro 
créditos: sixhundredsixty
Depois da surgida do controverso “gothic metal”, muitos dos góticos preferiram a cena metal para fazer parte de sua trilha sonora. Este tipo gera polêmica até hoje pois muitos dos góticos não consideram que o metal faz parte da cena gótica, por mais que tenham uma letra obscura. Aqui no Brasil há essa guerra, pois muitos que se dizem góticos mal sabem que Bauhaus e The Cure fazem a parte principal da cena e acham que só o metal é o gênero ouvido pelos góticos, mas isso é só apenas falta de informação. Porém essa história é balela já que muitos dos góticos que ouvem os gêneros principais começaram a ouvir o metal gótico e o metal sinfônico pela simples preferência de estilo. E brigar apenas por gêneros musicais é muito infantil e sem cabimento algum, coisa que não deveria fazer parte das duas cenas. Também, alguns Headbangers começaram a apreciar a cena gótica pela inclusão de bandas que abordam temas da subcultura. E então assim tem surgido o gótico headbanger, vestindo preto com spikes, roupas rasgadas, couro e amando coisas assustadoras e obscuras. A maioria que segue esta vertente não se rotula de gótico(a) pois reconhecem que a música que ouvem não faz parte da subcultura. Algumas bandas de metal trazem uma letra de música mais decadente, já outras trazem um visual gótico perfeito.

Bandas mais ouvidas: Type O Negative, RammsteinTheatre of Tragedy, Nightwish, Lacuna Coil, Epica, Within Temptation


Tipos de góticos #16 Gótico-emo


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Aposto que você já deve ter ouvido a expressão modinha: “sou gótica e emo”, que infelizmente para alguns góticos, isso realmente existe. O gótico-emo é aquele que ama os dois estilos igualmente e se identifica tanto com um tanto com outro. Gosta de coisas sombrias e melancólicas, do antigo e do moderno. Gostam de misturar coisas que ambos os estilos usam como listras preto e brancas, estampa de estrelas e tênis All Star. Adoram acessórios com caveiras e piercings. Usam muito delineador e roupa preta. O cabelo geralmente é escuro e mais puxado para o emo do que para o gótico. E como havia falado no começo, esse estilo é controverso entre os góticos, pois a maioria os vê como fase da adolescência, uma pessoa indecisa ou que não sabe a diferença entre os estilos. Porém há quem goste muito dos dois e queira ser assim. Uma característica do emo presente em muitos góticos-emos e também em góticos-depressivos é o mal humor, mas não quer dizer que todos devem ser assim. Em geral, adoram os filmes de Tim Burton e jogos de computador antigos de assassinato, acessórios fofos e sombrios. Embora o termo “emo” foi formado no século 21 para descrever uma categoria do punk mais dramática da juventude contemporânea, há elementos do gótico(uso do preto) que também deram origem ao emo, tanto quanto o visual kei japonês e o glam rock; no entanto foi inevitável que ambos os estilos se cruzassem.

Músicas mais ouvidas: Cinema Bizarre, AFIFuneral for a Friend, My Chemical Romance, Jack Off Jill


Tipos de góticos: #17 Gótico-Vampiro


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.

Este deve ser o mais cliché de todos. Afinal, um dos erros cometidos pelas pessoas é dizer que os góticos querem se parecer ou até serem vampiros, você vai entender o por quê. Afinal, não é bem assim e nem todos gostam de vampiros. Este tipo de gótico ama tudo sobre esses seres, bem como tem a pele pálida, odeia a luz do sol e gosta de estranhas roupas de época. E não é a toa que as pessoas associam a imagem do gótico ao vampiro: desde a música do BauhausBela Lugosi’s Dead” considerada o hino da subcultura gótica desde os primórdios e o filme “Drácula” que veio a inspirar a música tanto quanto o Nosferatu. Esses góticos-vampiros adoram o estilo de vida dos vampiros e por isso alguns chegam a usar óculos escuros durante o dia, capas pretas, presas falsas, lente de contatos estranhas, bebem vinho tinto e organizam "sociedades de vampiros", aqui no Brasil temos a Rede Vampyrica. Amam a literatura vampiresca de Anne Rice e White Wolf, os filmes como Drácula, Nosferatu, Garotos Perdidos, Fome de Viver e Entrevista com o Vampiro. Acham a Romênia um ótimo lugar para morar. São pessoas interessantes de tê-las por perto. Só não os deixe chegarem perto de seu pescoço, nunca se sabe do que eles são capazes, (risos). Além disso, algumas bandas góticas começaram a usar a imagem do vampiro em suas músicas popularizando ainda mais sua imagem a subcultura gótica.

Músicas mais ouvidas: Inkubus Sukkubus, Blutengel,Two Witches, Nosferatu, Alien Vampires, Terminal ChoiceType O Negative(metal)


Tipos de góticos #18 Gótico-Nerd/Geek


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.

Basicamente, todos os góticos são nerds porque precisamos ter certo conhecimento em História e nas Artes (literatura, cinema, pintura, escultura, arquitetura, música…) para que possamos ser realmente considerados góticos. Góticos = nerds com um gosto pelo obscuro. E por isso dedicamos tempo estudando sobre o que nos atrai dentro da subcultura gótica, até chegamos a traduzir muitas coisas de outros países. Só que alguns dos góticos acabam levando esse estudo bem mais a sério do que os outros, deixam a moda gótica um pouquinho de lado porque seu objetivo mesmo é a fantasia dark. E assim, eles podem não parecer tão interessante quanto os outros tipos, porém, eles possuem um conhecimento incrível de simbolismo, paganismo e de influências artísticas do gótico. Esses góticos passam o tempo lendo livros e revistas sobre horror e sobrenatural, assistindo filmes, séries e animes relacionados ao gótico, jogando jogos de terror na internet como Forbidden Planet. Geralmente nem sempre frequentam clubes góticos. Góticos nerds/geeks são os mais inteligentes criativos e mente-abertas da subcultura. Eles são ecléticos dentro das músicas góticas, mas geralmente preferem ouvir algo relacionado a Senhor dos Anéis, Cthulhu ou outros temas com um interesse Geek.

Músicas mais ouvidas: Nox Arcana, EnyaLoreena McKennit, Doctor Steel, WardrunaCryo Chamber


Tipos de Góticos #19 Gothabilly (pinups góticas)


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Modelo brasileira: Rosana Barrera
Esse é o típico estilo daquela (e) garota (o) que ama a subcultura gótica quanto o estilo sensual das Pinups, o glamour do rock dos anos 50 como Elvis Presley e do psicobilly como The Cramps, os primeiros filmes de terror a surgirem e coisas vintage. Pois bem, basta misturar o rockabilly (rock dos anos 50), mais o psicobilly (punk rock+rockabilly nos anos 80) e mais o sombrio da cultura gótica que temos um gothabilly. Os homens adoram jaquetas antigas de couro, fazem topete no cabelo e geralmente vestem muito preto, as mulheres se inspiram muito na modelo Dita Von Teese e adoram muito ela, tal como a personagem de época Vampira de Maila Nurmi; usam saias pretas rodadas com estampas de bolinhas ou de outras coisas, outras preferem a sensualidade da saia lápis, corpete, batom vermelho, animal print, delineador gatinho, óculos gatinho, acessórios com cerejas, franjas bettie bangs e salto alto. Tanto os homens quanto as mulheres adoram tatuagens, alguns chegam a tatuar grande parte do corpo, camiseta de bandas/personagens relacionadas ao estilo também agradam os dois e também as mechas brancas no preto do cabelo. A cena é bastante musical como os deathrockers, só que com toques retrô bem extravagantes.

Músicas mais ouvidas:  Cult of the Psychic Fetus,Vampire Beach Babes, The Creepshow, The Zombie Ghost Train, Zombina and The Skeletones,…



Tipos de Góticos #20 Gótico Cabaré (Dark Cabaret)


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Este tem tudo a ver com o estilo burlesco. A extravagancia sexy das dançarinas de cabaré dentro da cultura gótica está aí: com espartilhos, cinta-ligas, ternos pretos e muita maquiagem, o gótico e o cabaré dão um casamento perfeito. Um gótico(a) sexy sem ser vulgar ou um gótico(a) teatral sem ser caricato demais. Esse tipo de gótico ama dançar teatralmente. Femininas e sexy, as mulheres amantes da dança burlesca, vestem espartilhos, rendas, brilho, plumas e penas com uma calcinha grande bem fofa e delicada, saias de tule, meia-calças listradas, cinta-liga e salto alto, também tem como principal inspiração a diva burlesca e ex-mulher do cantor Marilyn Manson, Dita Von Teese; outras preferem um visual mais bonequinha ou circense. Os homens são verdadeiros amantes do teatro e da dança, podem usar maquiagem também como fazem no teatro mímico ou como palhaços franceses, as roupas são bem sociais com as de Charlie Chaplin misturado com o Drácula, alguns usam bengalas, afinal, estilo e classe próprio dentro do gótico-cabaré é totalmente liberado. Tudo dentro de um ar sombrio e obscuro é claro. Este estilo aborda diversas formas de arte como a dança, o teatro, marionetes, o circo, o ventriloquismo, stand up comedy...


Músicas mais ouvidas: Voltaire, Sex Gang Children, Tiger Lillies, The Dresden Dolls, Siouxsie and the Banshees, IAMX, Unicorn Jones


Tipos de Góticos #21 Gótico Steampunk


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.

Considerado dentro ou fora da subcultura gótica, o termo "steampunk” designa uma ficção científica iniciada no século 19 com escritores como Júlio Verne, Mary Shelley e Edgar Allan Poe que escreviam contos baseados numa industrialização acelerada na época, ou seja, COMO SE OS PADRÕES TECNOLÓGICOS SE DESENVOLVESSEM ANTES DO TEMPO REAL. E então, na Era Vitoriana - no tempo da Rainha Victoria na Inglaterra e de Dom Pedro II aqui no Brasil- teríamos muitos recursos como carros à fumaça, computadores à manivela, engenhocas feitas com madeiras, latão e rodas… Sonho de todo inventor como Da Vinci e Santos Dumont. E com isso, muitos fãs e amantes desta ficção científica foram surgindo no final do século 20, trazendo toda essa elegância antiquada e vestindo tons de marrom e dourado com pouco preto, utilizando como símbolos engrenagens, chaves e relógios. Muitas vezes construindo invenções que lembravam as tais citadas, o que deixavam-os brincar com essa fantasia. O steampunk acabou caindo nas mãos de góticos e amantes da época vitoriana. Entretanto, houve mescla dos estilos, principalmente com o gótico vitoriano que é bem próximo do steampunk, praticamente um irmão. A única diferença é que um foca mais na época e outro foca na tecnologia exagerada na época. Mas vale ressaltar que nem todos os amantes desse estilo são góticos.


Músicas mais ouvidas: Abney Park, The Clockwork Dolls, Rasputina, Emilie Autumn, Steam Powered Giraffe, Ghostfire, The Cog is DeadVernian Process


Tipos de Góticos #22 Gótico fada


Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.
Modelo: Maria Amanda


Assim como temos góticos que amam vampiros, zumbis, bruxas(no gótico-hippie é mais comum), até princesas (comuns no gótico-romântico), temos uma parte que ama o mundo misterioso das fadas. Este tipo de gótico é uma junção do gótico-romântico com o Gótico-hippie, traz elementos da natureza quanto o dos sofisticados contos-de-fadas. Para quem acha que uma bruxa soa bem mais gótico que uma fada, está errado, ambos são amantes de florestas e de religiões pagãs, a única diferença é a estética, onde a bruxa usa coisas mais simples pesadas e a fada, mais glamourosas e leves. Esse tipo de gótico geralmente ama flores e borboletas, adoraria ter um par de asas com glitter, como já disse, envolve-se com religiões pagãs usando seus rituais para o bem (mesmo que a maioria das bruxas também os use para o bem), ama ler contos de fadas, ouvir músicas etereais (leves) visitar bosques e florestas, caminhar sob a luz do luar, confeccionar pó mágico a partir de bençãos e elementos da natureza

Músicas mais ouvidas: Cocteau Twins, Black Tape for a Blue Girl, The Changelings, Ophelia's DreamEmilie Autumn(Enchant Era)


Tipos de Góticos #23 Gótico Tribal


Essa é a blogueira brasileira Mariana Gaioto do Lady In Lust
Imagens encotradas na internet.
Não possuo os direitos autorais dela.

Assim como o steampunk, o tribal - como o nome já diz, é relacionado à tribos - era um gênero separado do gótico, porém ouve interesse de muitos góticos pelo estilo, já que a estética os chamava atenção com jóias feitas de ossos, conchas, dreads, tranças, as fortes modificações corporais, com um padrão étnico. E isso é o que resume o tribal: elementos étnicos, uma forte influência de diversas culturas como a indígena, a das tribos africanas, egípcias, indiana… E a combinação do estilo tribal com o gótico foi um encaixe perfeito, os elementos se complementam, até na moda: roupas escuras e acessórios feitos à mão. O gótico tribal geralmente gosta muito de dançar, danças como a dança-do-ventre, turca, egípcia…Devido à sua natureza sensual e misteriosos laços com adoração à deusa, que tem um apelo pagão que faz parte de muitos góticos. Além de amar estudar culturas e povos específicos de seu interesse. E assim, primitivos e orgânicos, é o que esse tipo de gótico ama ser.

Músicas mais ouvidas: Corvus Corax, Collide, Maduro, Knossos, Dead Can Dance, Beats Antique



Quanto à misturas entre as subdivisões: 


Você é único, você pode ser o que quiser. É raro um gótico ficar atrelado a somente uma subdivisão da subcultura. Por isso cada um vai ser uma mistura do que gosta. E mesmo com seus gostos fora da cena gótica, pois sim! nos podemos. Quem disse que não? Não somos seres bitolados. O importante é a nossa vontade de conhecer o "goth" na história, música, literatura, filmes, moda, dentre outras coisas e nos identificar. Assim, trazer para vida o que gostamos.



E... Quanto a mim, em que tipo de gótico me encaixo???



Eu não sei dizer a vocês ao certo em que tipo de gótico me encaixo. Aliás, nessas horas ninguém sabe, por isso a maioria diz que prefere não se rotular. Costumava dizer que sou uma mistura de gótica alegre com gótica vitoriana(victorian perky goth) ou mesmo gótico-cabaret seja o mais correto no momento, o que esteja mais presente em mim, pelas minhas habilidades teatrais, mas na verdade transito em um pouco de cada um deles dependendo da situação. Alías, acho difícil alguém ficar somente com um tipo. Nos misturamos e assim formamos nossa personalidade. ás vezes gosto de me vestir como lolita, ora gothabilly, dou toques steampunk a um visu mais formal, até pareço uma gótica-hippie pela minha paixão pela natureza, no trabalho uso roupas mais adequadas ao local com um toque gótico, já fui trevosa, as vezes ouço ora metal ora post-punk, tem dias em que eu estou melancólica  na bad querendo me afundar na escuridão e por aí vai...

Me sigam no Brazilian Goth Scene.

44 comentários:

  1. Gótico Lolita (J-Goth) e o vc se encaixa rs e eu? qual vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, eu me inspiro muito no Lolita mesmo, mas é adaptado para meu dia-a-dia com peças de outros estilos, afinal gosto de vários. Quanto a vc, isso vai depender muito do que vc gosta, Gótico Metaleiro (Metalhead) parece um bom exemplo pra vc (;

      Excluir
    2. Não sei em que tipo de gotico me encaixo,adoro camisas pretas, calça jeans preta,luvas sem dedo pretas, jaquetas e moletoms pretos, cabelo castanho até os ombros, sem maquiajem! Curto rock clássico como led Zeppelin e kiss, e algumas bandas de rock goticas e românticas

      Excluir
  2. nossa tipo vampiro esse genero gotico emo dessa eu n sabai olha que pesquisei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só. Mas estes aqui são os "básicos", os mais conhecidos. Porém o pessoal vai adaptando conforme seus gostos e criando novos tipos sempre. Cada um pode criar o seu. Isso que é o legal (:

      Excluir
  3. Joao victor de souza28 de junho de 2016 às 09:28

    Cocteau Twins - Alice adorei essa musica mas não vi muito desse toque especial nas outras musicas da banda alguem tem uma recomendação adorei esse estilo nos Gótico Fadas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, da Cocteau Twins, tem a Lazy Calm que é bem semelhante a essa aí. Mas há muitas outras bandas parecidas que você pode gostar mais, tem a Amethystium, Loreena McKennetti...

      Excluir
  4. gente entra no meu blogger fiz faz pouko tempo e nao tenho ninguem vai la e
    meu estilo e gotico vampirico

    ResponderExcluir
  5. eu misturo o cyber com o vitoriano e o vampirico com uma pitada de steampunk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que legal! Adoro essa possibilidade de podermos misturar os estilos que gostamos e formarmos o nosso dentro do gótico. Eu também faço isso com esses estilos que tem haver com a época vitoriana que são meus favoritos *-*

      Excluir
  6. Muito boa a matéria,me ajudou muito

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. que até eles escutam creature feature e as músicas da cantora Kerli

      Excluir
    2. Seria o baby-doll goth? Eu acho eles muito parecidos com o Perky Goth. Por isso nem citei. Os outros tipos são apenas um desdobramento desses que eu descrevi.

      Excluir
    3. valeu vc tirou a minha dúvida e vc é muito incrível. Sigo vc no youtube

      Excluir
    4. Haha, obrigada (: No Youtube estou sem previsão para postar algo. Mas se algum dia eu puder, eu vou. Até dei uma sumidinha aqui do blog...

      Excluir
    5. Desculpa mas os baby Doll goth não é tipo lolita? Alguém aí me explica a diferença?

      Excluir
    6. Amei tenho 11 anos mais amoo mt esses estilos góticos,as vezes queria ser gica mais falam que não combina esse estilo comigo mais gostei mais da #19 Gothabilly ameeeei ksks queria ser assim

      Excluir
  8. Muito boa a matéria!
    O que pode me falar sobre o Pastel Goth?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, muito obrigada XD
      Eu já tenho um post sobre Pastel Goth aqui no blog: http://namentedealice.blogspot.com.br/2015/11/pastel-goth-e-gotico-e-um-sabor-de.html

      Excluir
    2. Eu não tinha visto:')
      Vou lá ver agora, obrigada^^

      Excluir
  9. Muito bom
    Amei tudo oque eu li pois
    Amo o estilo

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do post. Me deu um inside maravilhoso de como é ser gótico. Ando querendo me aproximar mais, conhecer pessoas desse ambiente cultural. Gosto de algumas coisas que poderiam ser relacionadas aos góticos, como figuras assustadoras, mórbidas, violentas e sangrentas. São gostos difíceis de compartilhar às vezes... Vou ser honesta, já sou adulta (24 anos), mas tô ainda na fase da adolescente rebelde e perdida rs. Quero me enturmar e não sei como. Enfim... bjão, adorei o site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada *-* como viu aqui, a cultura gótica é bem diversificada, encontramos pessoas de várias maneiras e gostos com esse intuito de vestir e gostar de coisas mórbidas e sombrias, especialmente na música. têm góticos felizes, tristes, cristãos, ateus, tímidos, extrovertidos...E tem góticos titios, avós, pais, mães... idade não importa para ser gótico. Eu tô com quase 23 e pretendo continuar gótica até onde der. Procure grupos de encontros góticos de sua região, ou até mesmo de cultura celta, vitoriana, paganismo, steampunk... que vc vai encontrar muitos góticos por lá e entender melhor a cultura. bjão.

      Excluir
  11. ~ Meus parabéns, ótima matéria! Com fácil entendimento! Sou gótico, tenho 18 anos, e venho pesquisando há bastante anos sobre a subculturas e o movimento, e gostei muito do seu blog, porque hoje em dia é muito difícil achar um site que fale corretamente sobre os góticos, a maioria inventa, ou fazem por conta própria sem ao menos ter a idéias do que seja de verdade! Me fale suas redes sociais para eu segui - lá, e assim poder informar as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada^^. Foi isso que me motivou a escrever este blog, pois quando eu digitava góticos no Google aparecia muitos sites que falavam que eramos pessoas depressivas que se cortam e só usam preto, adoram o satanás e odeiam todo o mundo a ponto de serem maus, fazerem tudo o que há de ruim e pecaminoso... Imagina um indivíduo com tudo isso junto! Deve ter probleminha e precisa de tratamento. Não cabe a uma subcultura com maioria dos integrantes buscando por arte e conhecimento intelectual. Aqui escrevo tanto informando às pessoas que desejam conhecer ou às que querem acrescentar algo com o que já sabem.
      Então, não tenho mais Facebook, mas sempre utilizo meu instagram Lady_bloodcupcake, meus tumblrs: lady-bloodcupcake e the-post-mortem-princess e as comunidades góticas no aplicativo Amino, onde também estou como Lady Bloodcupcake. Também tenho uma conta no Wattpad onde escrevo meus contos: Alice Emilie Operetta.

      Excluir
  12. Sou Deathrocker☺gostei do seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Estou encontrando muitos deathrockes pelo Brasil ultimamente. E valeu <3

      Excluir
  13. O q encaixa em mim e uma mistura de gotico emo com gotico depressivo pq por dentro sou gótico depressivo, pq eu adoro coisas em preto e branco e adoro ficar sozinho e por fora gotico emo pq gosto muito de listras preto e branco

    ResponderExcluir
  14. You stole my picture. Goticos metaleiros, I am the girl in the photo. You should not post photos without permission, it is in my deviantart under copyright.

    ResponderExcluir
  15. Olha eu lá nas fotos do Gothic Lolita!HIHIIHIHI :3 ~ Não me ofendo/ligo de usarem fotos minhas em posts e tal, até porque me considero uma pessoa pública, mas os créditos nas fotos são muito importantes para não ocorrer problemas com seu blog. Gostei do conteúdo, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssi Rossa4 de maio de 2018 10:55
      Oie. Vc por aqui Medousa, que honra o/
      Desculpa a demora para responder. Seu canal estava linkado na foto, eu sempre deixei assim, porém já estou pensando em mudar, já que não é a primeira vez que isso acontece. Fica escondididinho e ninguém nota e eu nunca tinha me tocado disso. Acredito que deixarei na descrição das fotos, assim fica mais fácil para evitar problemas com direitos de imagem e talz... Mas valeu pela dica. Seja bem vinda 😉

      Excluir
  16. Cara meu estilo gótico é bem dependendo do meu estado de espírito quando tô de saco cheio vou pra rua igual um gótico depressivo quando leio alguns romances ou vou no cemitério fico chique como as vitorianas com umas misturas românticas e vampiresca como a minha capa rsrs e quando é pra sair eu as vezes saio anos 80 com minha camisa do joy division coturno meia cortada saia ou short rasgado preto com minha gargantilha e makes top as vezes ponho o corselete e uma vez numa festa eu era a mistura de tudo kkkkkkkkk mas uso muito preto vermelho branco e cinza as vezes azul marinho mas nada colorido de música escuto dos anos 80 ao atual e escuto músicas emo e metais as vezes também .... Na maioria dos dias ando como uma gótica depre mas entendo da cultura então kkkkkkkkk resumindo sou um mistério. E agora q li sobre essa do cabaré e esses de trabalho e anos 50 vou aderir também

    ResponderExcluir
  17. caramba,adorei o site!! eu acho que me encaixo mais como uma metaleira de black metal às veze,as vezes tô super inspirada e me sinto trad goth!:) acho que não consigo ter um estilo fixo,tal como todo gótico de verdade!!hah

    ResponderExcluir
  18. caraca, gostei muito desse blog! comecei a pesquisar sobre goticismo ontem e isso aq me ajudou muito a entender os tipos d góticos

    ResponderExcluir
  19. Acho que você colocou muita opinião pessoal e pegou bastante pesado em relação aos góticos adolescentes. Isso faz desanidesanimar do estilo.

    ResponderExcluir
  20. Só comentando pra agradecer as maravilhosas indicações de bandas, muitas eu não conhecia. Sou gótico desde que me entendo por gente, é algo intrínseco a gente, parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  21. Faltou o Dark Mori. Eu vi esse através da Allison Reynolds.

    ResponderExcluir